terça-feira, 3 de julho de 2007

Mas afinal... Clio é o quê? - explicitação dos objectivos deste blog

Antes de mais, sejam bem vindos. Os motivos que me levaram à criação deste blog não são por certo inovadores: recorrer às novas tecnologias da informação e comunicação como um meio de divulgação. Divulgação do quê afinal? - perguntam-me, legitimamente. E respondo-vos com o título: do mundo mágico da Clio. Para aqueles que não o saibam (ou antes: não se recordem) Clio era uma das nove musas gregas, a deusa da História. Farei agora um pequeno parêntisis para expôr uma pequena cursiosidade, a propósito das musas: "As musas eram nove deusas das artes e ciências na mitologia grega. Eram filhas de Zeus, o rei dos deuses, e de Mnemosine, a deusa da memória. Cada musa protegia uma certa arte ou ciência. Viviam no Monte Olimpo com seu líder, o deus Apolo. Com ele permaneciam jovens e belas eternamente, e com ele aprenderam a cantar. Podiam ver o futuro, o que poucos deuses podiam fazer, tinham também o dom de banir toda tristeza e dor. As musas tinham vozes agradáveis e melódicas e freqüentemente cantavam em coro. Os primeiros escritores e artistas gregos pediam inspiração às musas antes de começar a trabalhar. Qualquer uma delas podia ser invocada, apesar de cada uma proteger uma arte ou ciência especial. Musa é uma palavra que vem do grego "mousa"; dela derivam museu que, originalmente significa "templo das musas", e música que significa "arte das musas"." (http://www.edukbr.com.br/artemanhas/mit_grega.asp)
Este será portanto um blog inteiramente dedicado à História. Pretende-se que todos aqueles que se interessem por estes temas possam assim participar, questionar, criticar, tirar dúvidas, pesquisar, discutir e comentar. O público-alvo que visa atingir é muito lato. Não pretendo aqui dirigir-me apenas a académicos, professores ou eruditos. Convido todos os estudantes de História (de qualquer nível de ensino, qualquer faixa etária), convido também aqueles que, embora enverendando por outras áreas do saber nutram uma particular afinidade pela História, e ainda aqueles que, mesmo sem terem desenvolvido um gosto especial por esta ciência, gostem de aprender, com a promessa que, da minha parte, tudo farei para que literalmente se apaixonem pela minha História.
Podem desde já enviar comentários, colocar questões, propor temas de debate... Farei os possíveis para tentar esclarecer-vos.
No âmbito da divulgação pretendo também alertar todos aqueles que por aqui passarem para uma nova história, uma história que ultrapassa muito os limites dos programas escolares do ensino básico e secundário. O que é a História? Qual a sua área de estudo, metodologias e objectivos? O que é a investigação histórica e em que consiste? - estas são questões que considero importantes que sejam esclarecidas desde o início. Será portanto em torno destes assuntos que me debruçarei no próximo post. Veremos então quais são as fronteiras desse imenso mundo mágico da Clio.
Até a uma próxima! E que a Clio vos inspire!

1 comentário:

Catarina disse...

Antes de mais queria comentar que apreciei muito o seu 1º post, acho que explicou muito bem o que pretendia fazer e tirou-me a duvida que tinha sobre as musas. Parabéns! Eu que pessoalmente, (já deve ter reparado) que eu dedico-me mais à parte ambientalista, mas decididamente atraiu-me para o seu blog ou como queira para a história nesse ponto de vista. Então queria-lhe colocar uma questão aqui vai: O que é a história propriamente, e como é que os historiadores chegam a tão brilhantes descobertas? Se me respondesse ficaria agradecida.